História  e  Linhagem

A escola de Artes Marciais Chinesas  "Shaolin Kung-Fu A Dança do Dragão" foi inagurada no Continente Americano (Venezuela) há 10 de Outubro de 1976, pelo seu director o Sr. Luis A. Chang, que graças à sua visão, trouxe mestres de grande trajectória, como são o Shifu Tai She Che (Dai She Che) e o Shifu Fu Shun Nan, especialistas de alguns dos melhores e verdadeiros estilos do Kung-Fu (Wu-Shu) da China.

Durante mais de quatro décadas, graças à dedicação e empenho dos nossos mestres e alunos participantes, da escola de artes marciais chinesas "Shaolin Kung-fu a Dança do Dragão" tem atingido grande respeito e reconhecimento a nível nacional e internacional, através dos excelentes resultados atingidos em competições nacionais, sul-americanas, pan-americanas e mundiais. O Director da "A Dança do Dragão" em Caracas, Venezuela é o Shifu Yunys, discípulo directo dos mestres.

Nos seus espaços de prática a escola de artes marciais "Shaolin Kung-Fu A Dança do Dragão", têm-se formado e formam-se excelentes artistas marciais que têm feito do Kung-Fu (Wu-Shu) parte das suas vidas, criando homens e mulheres úteis para a nossa sociedade, ao contribuir com a sua formação integral, ao transmitir o valor pelo respeito ao próximo, a disciplina, a a autoconfiança, o ensinar como controlar os sentimentos de ira ou raiva, as nossas emoções e como proporcionar uma melhor concentração, indispensável na nossa vida de estudante ou profissional, ao criar laços de amizade que perduram no tempo. 

Desde o ano 2003 "Shaolin Kung-Fu A Dança do Dragão" funciona também na Ilha da Madeira, Portugal, no Porto da Cruz, este grupo é dirigido pelo mestre Nelson, e se transmite os conhecimentos marciais na sua forma original, conservando de forma pura o ensinamento dos mestres.

Biografias

Tai She Che / 戴士哲

Mestre Tai She Che, também conhecido por Dai She Che, veio de uma família de uma longa herança de arte marcial., nasceu no ano 1941. O seu treino começou aos 11 anos com os anciãos da sua família que lhe ensinaram estilos do sistema de arte marcial do Sul, incluindo os estilos Taizu, Crane, Younehan e Dazhun. Em 1964 ele começou o seu treino nos estilos de artes marciais do Norte.

O Mestre Tai dedicou a sua vida à aprendizagem de Qixing Mantis, Liuhe Mantis, Tai Chi Chuan, Tai Chi Sword, Chumyang Sword e Xiaohus aprendeu com o Grandes Mestres Bagua, Pigwa, Mizong, Kunwu Sword, Baji Sword, Bagua Zhang Dagger, Double-axe e Liuhe Spear. Para continuar o seu estudo, o Mestre Tai estudo com o Mestre Sang Dan-Qi na Hebel School Xingyi em 1973. Do sistema de arte marcial do Sul ao sistema de arte marcial do Norte, o Mestre Tai é um dos poucos a ter tanta profundidade e fôlego no treinamento de artes marciais.

Durante 11 anos (1964-1975) o Mestre Tai seguiu os Grandes Mestres para praticar e promover a arte marcial chinesa por todo o Mundo.

A convite do empresário Luís Chang, em 25 de Setembro de 1975, o mestre Tai She Che funda a primeira sede da escola "Shaolin Kung-Fu A Dança do Dragão", junto com o mestre Su Yu Chang. Posteriormente, no dia 10 de Outubro de 1976, é inaugurada oficialmente a sede com uma uma grande demonstração de estes dois mestre e 16 alunos que tinham preparado, para iniciar o processo de formação e divulgação dos estilos.  

Em 1993, a Universidade Cultural Chinesa, convidou o Mestre Tai para ensinar Bagua Zhang no Clube de artes marciais da escola.

Em 1976 o Mestre Tai admitiu oficialmente o seu primeiro grupo de 10 discípulos e vários outros nos anos seguintes. 

Em 2010 o Mestre Tai admitiu mais 5 discípulos. Ao longo da sua carreira em educação de arte marcial, ele admitiu um total de 95 discípulos, 43 de Venezuela e muitos deles são agora instrutores de renome em todo o mundo.

Coincidente ou obra das maravilhas, o Mestre Tai parece ter uma conexão especial com o número 11. Ele nasceu em Novembro e começou seu treinamento de artes marciais aos 11 anos. Ele teve uma carreira em negociação de ações por 11 anos e ensinou artes marciais no exterior por 11 anos. O Mestre Tai voltou da Venezuela em 1987, depois de 11 anos. Em 1998 o Mestre Tai estabeleceu a R.O.C. Mantis Fist Association e foi votado para ser o seu primeiro presidente. Passados 11 anos ele admitiu o seu ultimo grupo de discípulos. O Sr Tai é uma pessoa humilde, mas todos os que o conheceram sentem-se honrados pela sua brilhante carreira e generosa contribuição por detrás das suas reivindicações humildes. Nós, os leais discípulos do Mestre Tai, estamos honrados pela oportunidade de estudar sob tal homem virtuoso. Com a autorização do nosso reverendo mestre, nos orgulhamos de documentar a sua vida nesta breve biografia. 

Em comemoração do seu sexagésimo aniversário, foi editado em 2010 o seu livro autobiográfico, fonte do presente texto.

Fu Shun Nan 傅松南

Este dedicado mestre tambiém é conhecido como Fu Song Nan, um nome sequndário ou Fu Jun Zheng 傅君正 seu nome principal. 

Nasceu no ano 1935, no Distrito de Zhaoyuan, Provincia de Shandong, China. Començou no mundo das artes marciais aos 10 anos de idade com seu pai biológico e marcial Fù Jiā Bīn /傅嘉賔, quem aprendeu com os mestres Ding Zi Cheng / Ting Chi Cheng/ 丁子成 (1879 - 1957), peritos no estilo Liùhe Tang Lang Quan 六合螳螂拳 祖藉, Lin Chunlin 林春林 y Chi Wansan 遲萬三, estes últimos mestres de Chang Quan 長拳.

Com seu pai treinou fortemente, no início Tantui de 12 linhas, depois aprendeu a forma Liùhequan (Punho das seis harmonias), Shan Ma Dão (uma forma de sabre) Huá Qiang (uma forma de lança), uma luta de tonfa contra lança, lança contra sabre e uma de lança contra Dadão que ensinou a vários dos seus alunos inclusive ao mestre Yunys Zapata que mais tarde vieram a participar no 5º torneio mundial de Wu Shu em Taipei, Taiwan.

Em 1950 foi nomeado discípulo do mestre Han Qintang, na cerimónia de nomeação de discípulos, denominada normalmente de "Baishi" com quem aprendeu Shaolin do Norte da linhagem de Liùhemen com a sua característica principal: os movimentos mais fortes combinados em certos momentos com alguns de suavidade. O mestre Han dominava vários sistemas, as seis harmonias de Shaolin, as de Tang Lang Quan e as de Ziranmen e os estilos Bei Shaolin Changquan, Jiaomen Changquan, Qin Nan, San Cai Jian e Jiao Men entre outras muitas coisas. A fusão destes estilos deu origem ao Chang Quan contemporâneo, com suas rotinas modernas.

Em 1955 atingiu segundo lugar na categoria juvenil, para menores de 20 anos, numa numa competição regional das províncias da China. Graças ao seu domínio corporal foi convidado a participar la seleção de Wu-Shu e acrobacia de Taiwán.

Neste mesmo ano, foi nomeado discípulo em acupuntura, em cerimónia "Baishi" do Dr. Shuen Pei Yon, com quem dedicou previamente 3 anos de teoria e 6 meses de prática, antes de exercer por sua conta este tipo de medicina tradicional chinesa.

Em 1959 estudou Qin Nan, luta asiática e autodefesa com o mestre Pan Wen Tou nas Forzas Armadas de Taiwan.

Posteriormente em 1961, foi mestre substituto do grande mestre Han Qintang, na academia da de oficiais da polícia de Taiwan. Nesta academia, a trabalhar no escritório aprendeu Shuanjiao com o mestre Chang Dong Sheng / Shan Tung Shen / San Tung Chen no seu tempo livre.

Em 1959 fez o serviço militar obrigatório, em esse momento tinham seis meses de preparação e um ano e meio de serviço oficial, onde desempenhou funções de guarda de honor presidencial.

Em 1962 demitiu-se da academia da polícia para ajudar ao sei pai num novo negócio familiar, uma farmácia de medicina tradicional chinesa, ali realizava tratamentos de acupuntura.

Um ano depois a Academia da Polícia pediu o pai do mestre Fu Shung Nan, para o seu filho fosse médico de medicina tradicional chinesa desta nobre instituição, onde esteve a trabalhar até 1978, em simultâneo, durante este tempo era também mestre treinador do Centro de Treino de Artes Marciais e Folclóricas de Taiwan.

Em 1966 concluir o serviço militar, regressou à academia de oficiais de polícia e participou numa outra competição, desta vez de Shuanjiao, onde chegou a atingir o segundo lugar, na categoria de pesos pesados.

Em 1975 fez uma provas nacionais organizado pelo Ministério de Educação de Taiwan e foi selecionado para ser membro do comité de treinadores da seleção nacional do Grupo acrobático y cultural de Taiwan.

Em 1977, obteve o título de Traumatólogo Chines em Taipei, Taiwan.

Em 1978 obteve a Licenciatura de Traumatologia Chinesa em Taipei, Taiwan e foi treinador de Wu-Shu no Centro de treino de Artes Marciais Folclóricas em Taiwan.

Em 1979 retirou-se da Academia de polícia ao ser convidado pelo Sr. Luís Chang a viver em Caracas, Venezuela para contribuir e transmitir o seu legado na Escola de artes marciais chinesas "Shaolin Kung-fu A Dança do Dragão", onde já davam aulas os mestres Tai She Che (Dai Shi Zhe) Su Yu Chang (Su Yu Zhang) desde 1976, este último mestre retirou-se para fundar a sua própria escola o Instituto Pachimen e o mestre Fu Shun Nan esteve nesta escola a transmitir os seus ensinamentos até o ano 1991.

Em 1984 realizou o seu primeiro "Bashi" ou cerimónia de nomeação de discípulos (Dizimen) onde deu o reconhecimento ao atleta de Wu-Shu Ramón Manriques, a quem transmitiu praticamente tudo o que sabe e nomeou-o discípulo principal, entre outros alunos, por ser o mais dedicado e destacado. Outro discípulo muito empenhado foi Miguel Noya, também discípulo da mesma época do mestre Ramón.

Em 1986 competiu com uma equipa de quatro elementos, Yu Hong Chang, seu filho Alejandro Fu e inclusive ao mestre Yunys Zapata para participar no 5º torneio mundial de Wu Shu em Taipei, Taiwan, onde com este último atingiram o primeiro lugar na categoria de armas duplas em combate de Wândâo (alabarda) contra Lança, todos atingiram o pódio sendo os mais destacados o grande mestre Fu Shun Nan y e o mestre Yunys Zapata, com vários outros primeiros lugares. Note-se que o desempenho realizado foi de tal nível que teve o reconhecimento como a melhor equipa, era a delegação mais pequena e conseguiu o 2º lugar por equipas atrás da imponente representação de Taiwan que tinha a maior quantidade de atletas.

Em 1992 foi invitado a regressar a Taiwan contratado pela Universidade Técnica para ocupar o cargo de Dr. De acupuntura e treinador de Wu-Shu.

Em 1996 foi entregue a credencial de treinador nacional de Wu-Shu Moderno pelo Ministério de Educação e Desporte de Taiwan.

Em 1999 demitiu-se da Universidade Técnica de Taiwan para voltar para a Venezuela.

No ano 2000 foi nomeado treinador da Associação de Wu-Shu do Distrito Capital.

Em 2001 ocupou o cargo de instrutor chefe da Associação de Wushu do Distrito Metropolitano de Caracas.

O mestre Fu Shung Nan conheceu e domina aproximadamente umas trinta formas diferentes de Chang Quan, Jiaomen, Meihuá, Hóng Quan e outros sistemas como o Taiji Quan, Baji Quan e Xing Yi Quan.

O seu trabalho na escola de artes marciais "Shaolin Kung-fu La Danza del Dragón" em toda Venezuela e o seu destaque quando mais jovem em Taiwan é reconhecido por todos os atletas das artes marciais e agora à sua avançada idade ainda tem as suas aulas em Taiwan.

Defende que as artes marciais deveriam praticar-se primeiro para a fisiologia e depois para a psicologia, deveriam estar em consonância com a natureza e a retitude, e os cavalheiros deveriam lutar pela superação pessoal.

Fonte: Golden Dragon Magazine e página pessoal de mestre Fu Shun Nan.

Yunys

Yunys nasceu em Palmarito, Estado Apure, Venezuela em 1962. Trata-se duma muito pequena Vila que desenvolve a actividade agrícola, pecuária e a pesca. Este mestre vem de uma família numerosa e humilde.

Desde muito jovem a sua família enviaram-no para a cidade capital Caracas para estudar o ensino secundário. À idade de 13 anos, ao ver um filme chinês de Kung-Fu, também conhecido como Wu-Shu, sentiu a curiosidade de aprender esse milenário arte marcial, no entanto, como o Kung Fu na Venezuela não era muito conhecido, iniciou o seus treinos em outra arte marcial, por pouco tempo, no entanto, apercebeu-se que não era o que procurava, pois ele estava a espera de encontrar o sentido da mensagem que o filme visto tinha deixado.

Após longa procura entre as escolas de artes marciais existentes em Caracas, finalmente encontrou uma escola com um verdadeiro Kung-Fu tradicional do norte de China com verdadeiros Mestres, o seu nome "Escola de Artes Marciais Shaolin Kung Fu A Dança do Dragão", localizada na rua Berrizbeitia em uma parroquia caraquenha, em Paraiso, Quinta Angeluz.

Esta escola tinha muito pouco tempo inaugurada, quando entrou nela, estava a decorrer uma demostração de Kung Fu / Wu Shu (1976), dos estilos Louva-à-Deus (Mantis), Pachi (Baji), Pakua (Bagua), Shing Yi (Xin Yi), Pikua e Tai Chi Chuan (Taiji Quan), realizada pelos mestres Tai She Che, Su Yu Chang e 16 alunos mais. O director da Escola era Luis Chang Fung, ao qual todas as gerações de atletas deste ginásio agradecem, pela sua iniciativa de trazer estes grandes mestres. Posteriormente, ingressou a esta escola outro mestre, em 1979, chamado Fu Shun Nan, dos estilos Shaolin y Shuai Chiao, também conhecido como Shuai Jiao (luta assiática).

Em 1976 iniciou os seus treinos com o grande mestre Tai She Che, com quem aprendeu os estilos Tang Lang Chuen (Louva-à Deus), Pachi, Pikua, Pakua, Xin Yi y Tai Chi Chuan.

Em 1979 iniciou as aulas de Shaolin y Shuai Chiao com o grande mestre Fu Shun Nan.

Em 1980 depois de 4 anos de treino intenso o mestre Yunys é escolhido pelo grande mestre Tai She Che para a segunda geração de discipulado, como um do discípulos com maior nível.

Desde o inicio nesta escola foi atleta de competição a nível nacional e internacional. Em 1986 atinge o pódio onde conquista o primeiro lugar, no quinto campeonato Mundial, um dos objetivos mais inspiradores, para os atletas que o seguem e treinam com ele kung fu. "Viajar a China com uma muito pequena equipa, junto com o grande mestre Fu Shun Nan e ficar como campeão foi a melhor experiência da minha vida", refere..

Em 1982 iniciou a sua carreira como treinador, a ensinar Kung fu na escola que o viu crescer como practicante de Kung-fu, na escuela de artes marciales "Shaolin Kung fu La Danza del Dragón".

Em 1987 é nomeado presidente da Associación de Wu-Shu do Distrito Capital Caracas, Venezuela.

Desde 1998 é assessor técnico de la Federação colombiana de Wu-Shu.

Desde o ano 2000 é assessor ténico da Liga Antioquenha de Wu-Shu Medellín Colombia.

Desde 2002 assessor ténico e selecionador nacional de la Federación Venezolana de Wu-Shu.

Actualmente é director da escola de artes marciales "Shaolin Kung fu La Danza del Dragón" (Caracas, Venezuela), assessor técnico de la Liga Antioquenha de Medellín, Colombia e da "Shaolin Kung Fu La Danza del Dragón Medellín Colombia", da "Escola Shaolin Kung Fu La Danza del Dragón Costa Rica" e "Escola Shaolin Kung Fu La Danza del Dragón Argentina", assessor da Liga Risoralence Pereira Colombia, assessor de la grupo de artes marciais Shaolin Kung-Fu a Dança do Dragão de Madeira, Portugal

Sócio da Tang Lang Quan Associacion da China, certificado N°051.

Atualmente mestre de 7º Dan N° 101 e discípulo superior de seu padre marcial o grande mestre Tai She Che da china.

Nelson

O mestre Nelson, veio de uma humilde família. O seu pai com origens na Freguesia do Porto da Cruz e a sua mãe da Ribeira de Machico, ambos locais dentro do Concelho de Machico, Ilha da Madeira, Portugal, casam e emigram para a Venezuela a procura de uma vida melhor no ano 1973. Em 1974 nasce, em Caracas, o Mestre Nelson como toda gente o conhece, o pássaro emigratório português (候鳥 葡萄牙文, Hòuniǎo Pútáoyá Wén), foi pseudónimo que o grande mestre Fu Shun Nan um dos seus avôs marciais deu-lhe.

Por ser uma criança muito ativa, os seus pais queriam inscreve-lho em alguma das atividades desportivas e lúdicas, disponível aos Sábados, na escola primaria. Ao ver a agilidade e destreza dos alunos que participavam numa aula de Kung-Fu e influenciado, previamente, pela moda dos filmes desta modalidade, que na década dos 80 se transmitiam na TV, foi esta a escolha do mestre ainda criança.

Foi no ano 1983, com apenas 9 anos de idade, que inicia os treinos de Kung-Fu (Wu-Shu) com o mestre Orlando Azevedo na sua escola primária "La Escuela Básica Experimental Venezuela". . Após um tempo de treino, é levado por este mestre à sede principal da Escola de Artes Marciais Chinesas "Shaolin Kung Fu La Danza del Dragón", na urbanização do Paraíso, Caracas, Venezuela.

Ele e os seus pais decidem continuar os treinos na sede principal da escola de artes marciais chinesas, no ano 1985, é ali que conhece o seu novo mestre Yunys, o seu mestre para a vida. Inicialmente, frequentava apenas os treinos ao fim de semana que, posteriormente, com o tempo, passaram a ser diários, porque cada vez era maior o interesse em aprender. É ali que participa na sua primeira avaliação para os primeiros cintos, tendo como membros da mesa de Júri, vários mestres das diversas escolas de artes marciais espalhadas por todo o pais, mesa precedida pelos próprios grandes mestres Tai She Che e Fu Shun Nan como júris principais. É assim que inicia uma longa caminhada de dedicação e empenho pela paixão por esta arte milenária.

O mestre Nelson dedicava-se diariamente aos treinos e em muitas das oportunidades participava em mais do que uma sessão diária com a sua sede de aprender, sem nunca descuidar os seus estudos académicos que sempre conseguiu conciliar. Participa como atleta federado em competições, locais, nacionais e internacionais. Em toda competição que chegou a participar sempre atingiu o pódio.

Em 1994 consegue o cinturão negro e continua os seus treinos, cada vez com mais dedicação, nas provas do exame consegue ser o mais destacado do grupo, junto com o seu colega Vicente Nieves. Nesse mesmo ano, pede autorização ao seu pai marcial, o mestre Yunys Zapata, para iniciar a sua vida como treinador na sua escola académica da primaria e secundária onde estudou.

É Treinador dos atletas da Escola de Artes Marciais Chinesas "La Danza del Dragón" de 1995 a Abril 2001 na modalidade de Wu-Shu (Kung-Fu), no estilo Tang Lang Quan (Louva-à-Deus),

Desde estas mesmas datas é treinador dos de atletas da associação de Wu-Shu do Distrito Capital, na modalidade de Wu-Shu (Kung-Fu), no estilo Tang Lang Quan (Louva-à-Deus). Desempenha funções de árbitro e Juiz, nas competições nacionais e internacional (Sul-Americano e Pan-americano).

No ano 1995 estreia-se a competir na categoria de cinturão negro, sendo campeão nacional, em arma longa, 2do lugar em combate, 2do lugar em mãos livres. O Titulo de campeão nacional foi atingido em várias oportunidade até o ano 2000, nas diversas modalidades e estilos, até  que os seu pais decidem ir viver para Portugal, para investir na Madeira, após ter conseguido uma grande estabilidade económica. Em Abril de 2001 viaja para Portugal Continental.

É contratado pelo Ginásio 100 Limites, em Ovar, Portugal, em abril 2001, para dar aulas no ginásio de Wu-Shu (Kung-Fu), Tai Chi Chuan Yang e Tang Lang Chuen (Louva-à-Deus) até Julho 2002, quando decide ir viver para a ilha da Madeira. Escolheu o Porto da Cruz para viver, por ser a terra onde o seu pai nasceu, pela sua beleza e misticidade únicas e pelo sentido de união familiar que para ele tem um peso grande na sua decisão.

Com o apoio da Casa do Povo, inicia a suas aulas de Wu-Shu (Kung-Fu) no Porto da Cruz, e desempenha funções de treinador e preparador físico graças a esta instituição entre Julho de 2002 e Novembro de 2013, com o seu apoio deu aulas nas modalidade de Wu-Shu (Kung-Fu), no estilo de Tang Lang Quan (Louva-à-Deus), Taichi Chuan estilo Yang, técnicas de autodefesa e combate estilo San Da, a todos os cidadãos interessados, de forma gratuita.

Em 2007, participa na formação de Qi Gong - Health Qi Gong - 9 mares de energia. O formador foi o famoso mestre Paulo Araújo, diretor da academia de Kung-Fu She-Si, do Porto. Atualmente é também presidente da Federação Portuguesa de Artes Marciais chinesa. Este workshop é organizado pelo Centro de Acupuntura do Funchal.

Em 2007, foi contratado para dar aulas de Tai Chi Chuan, na multinacional fitness HOMES PLACE HEALTH CLUBS, função que exerceu até maio de 2009.

Em julho de 2009 celebram os seu matrimónio com Idalina, Sempre que possível ela está ao seu lado nos treinos e eventos que organiza.

Em 2013 após o temporal de novembro que azotou o Porto da Cruz, o espaço onde dava as aulas foi afetado e fica impossibilitado de continuar a dar aulas. O mestre decide apenas treinar e não dar aulas, por não ter espaço disponível e por ter perdido a maior parte dos seus alunos, ao estar a espera de que recuperaram o local de treino..

Em outubro de 2016 recebe o convite da Associação Porto da Cruz Trail Team, Madeira, Portugal, para iniciar novamente as aulas, onde é o orientador dos treinos dos atletas na modalidade de Wushu (Kung-fu), nos estilos de Trang Lang Quan (Louva-à-Deus), Tai Chi Chuan estilo Yang, aulas de Qi Gong (Chi Kung), técnicas de autodefesa, Shuai Chiao (luta asiática), e de combate de competição estilo San Da. Neste grupo novamente se incorporaram alguns atletas da primeira geração (antes do temporal) e outros novos alunos e é no Porto da Cruz que dinamiza estas modalidades. Como já deu aulas a duas gerações existe uma aula mista, crianças e adultos onde os pais podem estar perto dos filhos e partilhar momentos de treino de forma saudável.

A partir de Janeiro de 2020 - 2021, surgiu o convite, para dar aulas no conceituado Santana Health Gym, localizado na Cidade de Santana, Madeira, Portugal.

Em 2022 a Federação de Ginástica de Portugal selecionou a Região Autónoma da Madeira para a realização do Golden Age Gym Festival 2022 (GAGF 2022), sendo o mesmo copromovido pela Associação de Ginástica da Madeira, em parceria e organização da Federação Europeia de Ginástica.

Este evento realizou-se entre os dias 02 e 07 de Outubro de 2022 e estima-se que a participação rondou os 1700 ginastas (de cerca de 20 países).

O GAGF 2022 encontra-se inserido no âmbito da disciplina de ginástica para todos, sendo destinado a ginastas com mais de 50 anos.

De forma a garantir o sucesso do evento para todas as partes intervenientes, foi convidado para realização de um workshop de Tai Chi Chuan e Chi Kung, o Mestre Nelson, que teve lugar nos dias 04 e 07 de Outubro, no Jardim de Santa Catarina, Funchal.

Atualmente mestre cinturão necgro de 5º Dan, Discípulo Superior, n.º 13, da segunda cerimónia discipular, do seu pai marcial, o mestre Yunys, celebrada no dia 20 de Novembro de 2019, no Porto da Cruz, Madeira, Portugal.


Seguidamente disponibilizamos algumas fotos e vídeos da Internet
dos mestres antecessores, dos mestres de outras delegações e algumas fotografias de alguns momentos do mestre Nelson do passado


Fotografias


Videos


Video da Escola de Artes Marciais
"Shaolin Kung-fu La Danza del Dragón" Caracas - Venezuela.



Video da escola de Artes Marciais
 "La Danza del Dragón", Antioquia, Colombia.


Mestre Su Yu Chang


Mestre Fu Shun Nan Jovem


Wushu Venezuela Shaolin Mantis Kung Fu la Danza del Dragon - Execução Sílvio Garces e Franco Arduini 

Aula de Pakua (Baghua) do mestre Tai She Che


Mestre Fu Shun Nan 1999


WUSHU SANSHOU VEN 75KG ANDES 2005.
Compate de Competição estilo San Da.